Onde se escondem os ftalatos?
Os ftalatos são adicionados ao plástico para torná-lo mais durável e são utilizados em produtos de higiene pessoal – como sabonetes, xampus e esmaltes – em brinquedos infantis, embalagens de alimentos e bebidas, e até mesmo em refeições de fast food. Os compostos são conhecidos como desreguladores endócrinos, pois imitam o estrogênio. Estudos demonstraram que podem afetar negativamente o equilíbrio hormonal, a fertilidade e o desenvolvimento infantil.
“As pessoas estão expostas aos ftalatos diariamente, aumentando o risco de diversas doenças metabólicas”, afirmou o Dr. Sung Kyun Park, epidemiologista da Universidade de Michigan, em comunicado. Os pesquisadores ressaltaram a necessidade de mais estudos sobre o efeito dos ftalatos nas doenças metabólicas.
Número de pessoas com diabetes tende a aumentar no futuro
A diabetes é uma doença que afeta a produção (ou a utilização) da insulina no corpo, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), divulgados pelo Ministério da Saúde, 16,8 milhões de pessoas sofrem com esse mal no Brasil. Esse número, considerando uma população de 212 milhões, indica que aproximadamente 8% dos brasileiros são acometidos pela diabetes, com uma tendência de aumento.
Ainda segundo dados da IDF, presentes na 10ª edição do Atlas da Diabetes, no Brasil, o número de casos aumentou em 61,8% entre os anos de 2008 e 2018. Para o futuro, a IDF estipulou que, até 2045 , haverá um aumento de 62% de casos na América Latina, alcançando a marca de 42 milhões de pessoas acometidas pela patologia.