A pequena cidade de Vila Nova do Piauí, localizada a 360 km da capital do Estado, está de luto. Morreu na noite desta terça – feira, dia 01 de fevereiro, por volta das 23h, a criança Maria Sophia da Silva, de 11 anos de idade.Continua depois da publicidade
Maria Sophia estava internada desde domingo, 30, em uma UTI pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela, em Teresina, onde veio a óbito, após contrair a covid – 19 e apresentar sintomas complexos ao caso.
A criança apresentou o primeiro sintoma da Covid no último dia 20, onde atestou febre. Uma tia medicou-lhe com antitérmico e, durante toda a semana, acompanhou o andamento da saúde da criança, que sempre informou estar bem e sem febre.
Contudo, na quarta-feira (26), a menina começou a apresentar sintomas de desnorteamento (não reconhecendo algumas pessoas ou situações), alucinações e fraqueza. O quadro agravou-se na madrugada da última sexta-feira (28) e seus familiares a conduziram a Unidade Básica de Saúde – UBAS em Vila Nova, onde foi realizado teste para a Covid-19 e foi positivada para a doença.
Ao chegar na unidade de saúde, e apresentando agressividade, a menina foi encaminhada com urgência para o Hospital Regional Justino Luz em Picos, onde foram realizados diversos exames de sangue e de imagem, mas nenhum deles mostrou o que havia com a criança.
Já no Hospital Regional, seu quadro se agravou e Maria Sophia teve que ser entubada na noite de sábado (29) e em seguida transferida para Teresina, no domingo dia 30.
A notícia da morte de Maria Sophia tem comovido a cidade. Pelas redes sociais mensagens de condolências e apoio à família estão sendo deixados a todo momento.
O prefeito Edilson Edmundo de Brito, emitiu uma nota de pesar em que manifesta suas condolências pela morte da criança.
“É com imenso e profundo pesar que recebemos a notícia da morte da pequena e querida Maria Sophia. Nossos corações choram junto com a família. É uma partida precoce. Nos solidarizamos com seus familiares por todo o período de internação da filha e nos manteremos à disposição para todo apoio, acolhimento e atenção necessários nesse momento tão triste. Todos que fazem a nossa gestão mantém-se em orações e emana energias positivas a toda família. Nossos sentimentos”.
Velório e sepultamento:
A tia da criança, a técnica de enfermagem Francisca Sofia, que acompanha o translado do corpo, informou a redação do Portal Cidades Na Net, que não terá velório e que o corpo chegará a cidade poesia por volta das 7h da manhã, desta quarta – feira, dia 02.
Após chegar à cidade vai acontecer um cortejo e em seguida o sepultamento no cemitério da família Jovelino na localidade Bela Vista.